A Fundação Ayuda en Acción (AeA) é uma organização espanhola de cooperação internacional que trabalha no desenvolvimento e no trabalho humanitário. AeA Moçambique, está registada como ONG estrangeira em Moçambique e trabalha em parceria com múltiplos atores de desenvolvimento, setores governamentais, comunidades e suas organizações para combater a pobreza. A nossa principal tarefa é promover melhorias nas capacidades individuais e coletivas das crianças, famílias e comunidades com as quais trabalhamos.
Desde 2019 a Ayuda en Acción tem vindo a desenvolver projectos em Moçambique na Província de Cabo Delgado e Província de Maputo. Na província de Maputo trabalha especificamente no Distrito de Namaacha nas áreas de Educação, Proteção Infantil e Água e Saneamento. Em 2022 foi aprovado o Projecto Convênio chamado PE1XAN MZ, este tem duração de 3 anos e é financiado pela Xunta da Galícia . Tem como coordenador o Centro Tecnológico do Mar da Galícia (CETMAR) da Espanha, e os parceiros são Ayuda en Acción e a Direcção Provincial de Pesca e Agricultura (DPAP) da província de Maputo.
O projecto PE1XAN MZ visa contribuir para a melhoria das condições de vida e segurança alimentar e nutricional nas comunidades do Distrito de Namaacha na Província de Maputo, com especial atenção aos jovens e mulheres, através de:
- Melhoria da cadeia de valor da pesca e da aquacultura;
- Promoção da segurança alimentar nas comunidades.
Também quer estimular uma mudança sustentável e duradoura nos mercados e cadeia de valor da pesca artesanal e da aquacultura e replicá-los, apoiando os actores locais na produção, comercialização e consumo de produtos e fornecendo os bens ou serviços necessários.
DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO
A intervenção visa implementar estratégias-chave que abordem os desafios enfrentados pelas comunidades na área de pesca e aquacultura, alinhadas com os seguintes princípios:
Impacto: Melhorar a segurança alimentar e a renda familiar para erradicar a pobreza.
Abastecimento: Aprimorar as técnicas de produção e captura, especialmente em relação à qualidade, e a conservação dos produtos da pesca.
Demanda: Adaptar estratégias de pesca às oportunidades e desafios específicos da demanda, aumentando a demanda por produtos da pesca e aquacultura para consumo humano.
Sustentabilidade: Apoiar modelos de negócios sustentáveis de pequena escala baseados em associações e organizações do sector.
Mercados: Desenvolver processos produtivos com valor agregado para estimular mercados mais competitivos e dinâmicos.
Replicação e resiliência: Estimular a assimilação do mercado e a adaptação das ferramentas de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.
OBJECTIVO DA CONTRATAÇÃO
A Ayuda en Acción busca contratar uma empresa especializada em capacitação comunitária e técnicas organizacionais para fortalecer o associativismo e a gestão eficaz das associações comunitárias nas comunidades de Mahelane distrito de Namaacha e Mahanhane distrito de Boane. O objectivo é capacitar 25 pessoas, incluindo pescadores, aquacultores e comerciantes individuais, para promover a melhoria da segurança alimentar, aumentar a renda familiar e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades-alvo.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
A empresa contratada será responsável por fornecer capacitação sobre associativismo comunitário e técnicas organizacionais, onde as actividades propostas incluem:
METODOLOGIA
Propõe-se uma metodologia abrangente e analítica que integra perspectivas sociais, econômicas e antropológicas, utilizando uma linguagem acessível para os beneficiários (de preferencia com facilitação na lingua local) , em um formato participativo e prático.
LOCALIZAÇÃO
A formação será realizada na comunidade de Mahelane no Distrito de Namaacha.
ESTRUTURA DO TRABALHO
Para efeitos do presente concurso, solicita-se às empresas que irão se candidatar definam um programa de formação de desenvolvimento de competências e descrevam as actividades, a metodologia, os recursos necessários (humanos, materiais e financeiros) e o cronograma para 5 dias de formação.
CRONOGRAMA
A empresa contratada deverá apresentar o cronograma de implementação em Excel com as datas de inicio e término das actividades.
O progresso e frequência das sessões de treinamento deverá ser reajustada a realidade das comunidades.
PRODUTOS A SEREM ENTREGUES NO FINAL DA CONSULTORIA:
Define-se nesta secção os documentos e relatórios a serem preparados e apresentados pela Empresa contratada, em MS Office (Word/Excel/PowerPoint) dependendo dos casos, preparado na língua portuguesa para apresentação do documento. Terá que entregar:
- Plano de Implementação
Deverá ser descrito em detalhe como o Treinamento Vocacional, usando os números de beneficiários citados acima, dando como exemplo algumas habilidades comuns para treinamento nas zonas rurais.
O Prazo de execução deste treinamento é de 5 dias, podendo ser alterado por recomendação do Doador.
- Relatório Final
A empresa contratada deve fazer um relatório final tendo em conta todas as actividades realizadas durante o período de formação, analisando também o impacto e as mudanças ocorridas devido a sua intervenção. Propor recomendações e lições aprendidas que poderão ser evidenciadas para análise e desenho sobre futuras intervenções.
APRESENTAÇÃO E SELEÇÃO DE OFERTAS
Para submeter candidaturas, deverá apresentar:
Para efeitos de esclarecimentos antes do envio da proposta poderá contactar a Ayuda en Acción através, até o dia 03 de Maio de 2024, para os endereços seguintes:
Marga Sanmartín Camacho (Deputy Country Director-Mozambique)
Email: msanmartin@ayudaenaccion.org
Em cópia: ajguiamba@ayudaenaccion.org
REFERÊNCIAS
DOCUMENTOS
Vide abaixo os documentos (mínimos) necessários para este concurso:
CANDIDATURA
As Propostas deverão ser submetida na plataforma Talent Clue (via eletrónica em forma de anexo) até as 14:00 hrs do dia 08 de maio de 2024:
NOTA importante: As propostas financeira e técnica deverão ser anexadas na plataforma Talent Clue em formato Pdf em ficheiro único
A plataforma não aceita múltiplos anexos:
As Propostas serão abertas em sessão fechada ao público, no escritório da Ayuda em Accion, em Maputo, às 11:00 hs do dia 13 de maio de 2024.