Oferta de emprego
Somos uma ONG internacional apartidária e sem qualquer filiação religiosa que luta contra a pobreza e a desigualdade. Promovemos a dignidade e a solidariedade para a construção de um mundo justo.
Contamos com 42 anos de história e temos a nossa sede em Espanha. Hoje trabalhamos em 20 países da América Latina, Ásia, África e Europa (Espanha e Portugal), apoiando cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Promovemos a solidariedade das pessoas num mundo global para ajudar as crianças, as suas famílias e a populações que sofrem com a pobreza, exclusão e desigualdade a desenvolverem as suas capacidades e alcançarem as suas aspirações de uma vida digna, de modo sustentável.
Lutamos por um mundo sem pobreza, exclusão e desigualdade. Um mundo onde as pessoas se ajudem umas às outras e onde possam desenvolver as suas capacidades, usufruir plenamente dos seus direitos humanos e participar, através de canais democráticos, nas decisões que afetam as suas vidas e assim tornarem-se protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Objetivo do Emprego
- Desenvolver atividades socioeducativas, culturais e desportivas, estimulando a participação ativa dos alunos nas mesmas e contribuindo para a diminuição do risco de abandono escolar.
Principais Responsabilidades
- Promover, orientar e acompanhar a integração escolar de um grupo de 50 alunos sinalizados pela escola por estarem em risco de abandono escolar.
- Planear, organizar e avaliar atividadesde caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico e recreativo.
- Promover a integração grupal e social dos alunos, com enfoque nos sinalizados.
- Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividadesde animação
- Garantir o acompanhamento e orientação sociopedagógica dos/as alunos/as, nos intervalos e hora de almoço;
- Dinamizar os espaços de recreio, durante a permanência dos/as alunos/as;
- Sinalizar alunos/as que manifestam dificuldades de ajustamento comportamental;
- Assegurar a articulação entre a equipa técnico-pedagógica e participação em reuniões sempre que solicitado;
- Assegurar a elaboração e gestão de Planos de sessão para as atividades, instrumentos de avaliação de comportamento e Grelhas de evolução dos/as alunos/as que manifestamente necessitam de maior acompanhamento.
- Manter uma articulação estreita e de conformidade com a coordenadora do projeto da equipa da Fundação Ajuda em Ação, bem como participar em todas as reuniões e eventos solicitados pela equipa.
Planeamento e Metodologias
- Elaborar planos de atividades inclusivos, considerando a diversidade de experiências e conhecimentos dos alunos
- Incorporar metodologias participativas e recursos pedagógicos para garantir a ativa participação dos alunos nas atividades propostas.
Prestação de Contas
- Implementar sistemas de monitorização para avaliar o impacto das atividades e garantir que estão alinhadas com os objetivos do projeto.
- Criar mecanismos de feedback regulares para avaliar o envolvimento e satisfação dos jovens nas atividades.
- Disponibilizar semanalmente à coordenadora do projeto o relatório de atividades.
Auditorias Internas e Externas
- Colaborar com auditorias internas e externas para garantir que as atividades estejam em conformidade com regulamentações e padrões sociais.
- Implementar melhorias sugeridas pelas auditorias para otimizar a eficácia do programa.
Condições da oferta
- Regime: Part-time em formato presencial.
- Inicio de atividade: janeiro 2024
- Tipo de contrato: a termo até dezembro de 2024
- Local de Trabalho: Camarate – Lisboa
- Remuneração em conformidade com a política de remuneração da Ayuda en Acción.
- Apresentação obrigatória da "Certificação Negativa do Registo Central de Criminosos Sexuais" antes da incorporação.
Em todos os processos de seleção teremos em conta os critérios de NÃO discriminação com base no sexo, raça, cor da pele, religião, ideias políticas, origem social, orientação sexual, idade, etc., proporcionando um processo transparente e de igualdade de oportunidades para todos os candidatos, tal como estabelecido no nosso Código de Conduta. "Tratar todas as pessoas com respeito e rejeitar qualquer tipo de assédio, discriminação, intimidação, exploração ou qualquer outra ação contra os Direitos Humanos".
Na Ayuda en Acción temos tolerância zero para comportamentos relacionados com exploração sexual, abuso sexual e/ou assédio sexual, razão pela qual, de acordo com a nossa Política de Proteção da Criança, estamos empenhados em efetuar uma série de verificações antes da contratação, solicitando informações a empregadores anteriores através do Esquema de Divulgação de Má Conduta (The Misconduct Disclosure Scheme misconduct-disclosure-scheme.org) no caso dos referidos empregadores serem membros desta plataforma. Por conseguinte, ao apresentar esta candidatura, o candidato a emprego aceita e autoriza a realização destas verificações a fim de continuar no processo de seleção.